Audiência contra extinção de municípios; Onys Lonrenzoni de saída da Casa Civil. Na CabezaNEWS

WhatsApp
Facebook
ONYX1 BSB DF 01 11 2018 NACIONAL ONYX LORENZONI/SERGIO MORO O futuro ministro da Casa Civil do presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, deputado Onyx Lorenzoni (DEM RS), concede entrevista a imprensa sore a indicacao do juiz Sergio Moro para um super Ministerio da justica, ao sair do seu gabinete de trabalho.FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADAO

Contra extinção Deputados e centenas de prefeitos, vereadores e entidades municipalistas lotaram ontem (12) o plenário da Assembleia Legislativa para repudiar as propostas que tramitam no Senado Federal que preveem a extinção de cidades com até cinco mil habitantes. A audiência pública, proposta pelo deputado Romanelli (PSB), resultou na Carta Paraná, documento aprovado por unanimidade com criticas aos projetos e será enviada aos deputados federais e senadores.

Extinção II No Paraná, 104 cidades podem ser atingidas pelo projeto do senador Oriovisto Guimarães (Podemos) e por item da PEC do Pacto Federativo, apresentado pelo governo federal, causando um prejuízo estimado em R$ 682 milhões.

Transtorno De acordo com parlamentares e prefeitos, as mudanças causariam problemas que vão desde o repasse de recursos até o oferecimento de serviços básicos, como o de atendimento à saúde.

Respeito “É uma proposta estapafúrdia, uma falta de respeito com os quase meio milhão de paranaenses que moram nestas cidades. Sabemos que a criação destes municípios é fruto da luta das suas comunidades”, afirmou Romanelli.

Osmar Dias O ex-senador, que desistiu em cima da hora de disputar o Governo do Estado em 2018, está trocando de partido – vai sair do PDT e migrar para o Podemos de seu irmão, o senador Alvaro Dias.

Podemos II A informação consta de reportagem da Rádio Cultura, produzida a partir de uma entrevista com o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, que também está de saída do PDT para ingressar no Podemos.

De saída Nos bastidores da política nacional a informação que corria na tarde de ontem é que Onyx Lorenzoni não é mais o chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro. O presidente já teria indicado o general Walter Souza Braga Netto para o comando da pasta.

Militar Braga Netto, de 62 anos, é o atual chefe do Estado-Maior do Exército, chefiou o Comando Militar do Leste e, durante dez meses em 2018, foi o interventor militar na área de segurança pública do Rio de Janeiro.

Para onde? De acordo com a imprensa nacional, Lorenzoni deve assumir o Ministério da Cidadania no lugar de Osmar Terra. No entanto, ele disse que não foi tratado nada sobre isto.

Fake news O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, anunciou terça (11) o lançamento da Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral paranaense. Para combater as notícias falsa será disponibilizado um número de WhatsApp.

Negativos Boa Notícia. O Ministério da Saúde confirmou que os brasileiros vindos de Wuhan, na China, não estão contaminados com o coronavírus. Com isso, a quarentena deles em Anápolis (GO) pode ser reduzido.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *