Bolsonaro, Ratinho Junior e Greca buscam aprovar projetos de reformas no legislativo

WhatsApp
Facebook
Entrevista coletiva do presidente eleito Jair Bolsonaro, sobre a reforma da previdência, meio ambiente, Onyx., no CCBB. Brasilia, 04-11-2018. Foto: Sérgio Lima/Poder360

Reformas  A palavra definitivamente está na moda nas diferentes esferas da política brasileira. Primeiro foram as mudanças na Previdência que o governo do presidente Jair Bolsonaro tenta aprovar no Congresso Nacional. O governador Ratinho Junior também tenta aprovar alterações nas estruturas do Estado, incluindo a redução para 15 secretarias. O projeto, que havia sido retirado num primeiro momento, foi novamente enviado à Assembleia Legislativa e depende das comissões permanentes para ir a votação no plenário.

Mais reformas  O prefeito Rafael Greca também encaminhou à Câmara de Vereadores de Curitiba, proposta de reforma administrativa que prevê a redução do número de secretarias e extinção de cargos comissionados. O projeto de acordo com o Política em Debate do Bem Paraná, reduz o número de Pastas de 18 para 13, com a extinção ou fusões de algumas delas.

Projeto-piloto  Foz do Iguaçu será a primeira cidade brasileira a receber um centro de integração para cuidar da segurança de fronteira. O acordo foi firmado durante encontro do governador Ratinho Junior e o ministro da Justiça, Sérgio Moro ontem (26) em Brasília.

Metodologia  O projeto-piloto proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública envolve a criação de um grupo de trabalho de órgãos estaduais e federais. “É um projeto que interessa bastante ao Paraná, que já vem fazendo um trabalho de integração e inteligência entre as forças de segurança”, disse Ratinho Junior.

Defensoria Pública  A Assembleia Legislativa avançou na instalação de uma estrutura da Defensoria Pública no Legislativo. “Essa parceria vai permitir que cidadãos tenham acesso a assessoria jurídica gratuita com mais facilidade”, destacou o presidente da Assembleia, Ademar Traiano que, junto com o 1º secretário, Luiz Cláudio Romanelli, participou ontem de reunião com o defensor geral-público, Eduardo Abraão.

Lava Toga  Ao que tudo indica, não será desta vez que veremos uma investigação sobre o judiciário brasileiro. Deputados da base do governo colocaram em curso, no Senado, uma força-tarefa para barrar a instalação da CPI da Lava Toga.

Estratégia  Eles conversaram com os parlamentares que subscreveram o requerimento com o objetivo de retirar cinco assinaturas. Dos 29 nomes, dois são de senadoras do PSL, alvo preferencial da blitz.

Tabaco  O Governo Federal vai criar um grupo de trabalho com a missão de avaliar a redução da tributação sobre cigarros fabricados no país. A intenção é “diminuir o consumo” de produtos estrangeiros “de baixa qualidade” e os riscos à saúde “dele decorrentes.

Tabaco II  A iniciativa resulta do entendimento de que o crime organizado é financiado pelo contrabando em alta escala de tabaco no Brasil, diz o presidente da Feturismo, Fábio Aguayo.

Alto lá  O ministro do TSE, Edson Fachin confirmou segunda (25) a cassação do mandato do presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marquinhos Roque por infidelidade partidária. Ele é irmão do prefeito Marcelo Roque e recorreu ao TSE com pedido de liminar na tentativa de reverter decisão, do último dia 18 de fevereiro, do TRE-PR pela perda do mandato.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *