Dentre os vários fatos configuradores da quebra de decoro parlamentar, consta como mais grave a apuração de compra de votos nas eleições de 15 de novembro de 2020. Foi realizado pedido pelo Ministério Público e Inquérito Policial foi instaurado pela Polícia Federal.
Com base em processo investigatório que expõe o maior escândalo de compras de votos tornado público na história de Foz do Iguaçu, além de fatos graves publicados na imprensa sobre condutas do vereador conhecido como “Dr Freitas”, membros e presidentes de partidos políticos, lideranças comunitárias, e ex-vereador protocolam nesta quarta-feira, 10 de março, pelo meio digital, pedido de abertura de processo de cassação do vereador Jacy Freitas, do PSD.
Uma cópia do pedido será entregue ainda na Presidência da Câmara nesta quarta-feira, às 11h, bem como, será encaminhada cópia ao Ministério Público e à Polícia Federal. Na oportunidade do protocolo, a advogada e os proponentes do pedido estarão a disposição da imprensa na frente da Câmara de Vereadores para maiores detalhes. Será disponibilizado o conteúdo da denúncia com o pedido de cassação do vereador.
Caberá agora aos vereadores de bem, defensores da ética, moral e bons costumes, da lei e da justiça, se manifestarem e legislarem julgando e decidindo em favor da população, que as bancadas se manifestem dentre elas da mulher, independentemente, oposição e base do governo.