diariodefoz-logo-cabec wh

Câmara vai votar programa do Turismo que pode afetar Foz do Iguaçu

Especialistas alertam sobre risco de desemprego com as mudanças no PERSE
WhatsApp
Facebook
Nos 20 anos do CNJ, TJPR vai reunir a cúpula do judiciário em Foz do Iguaçu
Foto: Kiko Sierich

Passou a tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados o projeto que prevê mudanças no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que auxilia o setor de turismo e eventos.

Agora, a discussão poderá ser votada diretamente pelo Plenário, sem passar pelas comissões. Segundo entidades do setor, mais de 8 milhões de empregos e 7,6% do PIB estão relacionados ao segmento.

Leia também

O texto em discussão diminui de 44 para 12 o número de atividades econômicas beneficiárias do programa de isenção de imposto até 2026. Se for aprovado, agências de viagens, museus, zoológicos e parques naturais, por exemplo, passarão a pagar mais tributos.

O PERSE foi pensado na pandemia de COVID-19 para ajudar o setor, um dos mais afetados pelo fechamento de locais públicos. A ideia foi trocar impostos por empregos.

A medida pode afetar diretamente Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai. A cidade é um dos principais destinos turísticos do país e pode ver o número de visitantes diminuir se os empreendedores do setor tiverem de reajustar preços.

Câmara vai votar programa do Turismo que pode afetar Foz do Iguaçu
Foto: Assessoria

A relatora do projeto, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), diz que pretende limitar o impacto fiscal da proposta a R$ 5 bilhões por ano, que quer reavaliar as atividades beneficiadas e que discorda da redução gradual da isenção tributária sugerida pelo Ministério da Fazenda, Fernando Haddad.

O tributarista Carlos Gasperin alerta que se a decisão não for revista, a insegurança jurídica pode prejudicar todo o setor de turismo, gerando risco de demissões e possível aumento de preços no setor turismo.

Ele também ressalta que a medida é ilegal e pode ser questionada, já que tecnicamente não poderia ser revogada antes do término do prazo, como fez o Governo Federal. Inicialmente a previsão era que o benefício fosse até 2026.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *