Castra+Paraná 2 chega a Foz do Iguaçu com mutirão para castração gratuita

Programa estadual realiza atendimentos entre os dias 4 e 7 de fevereiro e amplia ações de saúde pública animal no interior do Paraná

Castração de animais
Foto: Arquivo Diário de Foz

O Programa Castra+Paraná 2 segue ampliando as ações de saúde pública animal no Estado. Nesta nova fase, a iniciativa já passou por 15 cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral paranaense e agora avança para o interior. Em Foz do Iguaçu, o mutirão de castrações será realizado nos dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro.

A segunda edição do programa tem como meta a realização de aproximadamente 40 mil castrações gratuitas de cães e gatos em todo o Paraná. O serviço oferecido inclui cirurgia realizada por equipes especializadas em ônibus adaptados, além de microchipagem, fornecimento de roupa cirúrgica, cone de proteção e medicação necessária para o pós-operatório, sem custo aos tutores.

Para participar, os responsáveis pelos animais devem cumprir dois passos obrigatórios. O primeiro é o cadastro do pet no sistema SinPatinhas, do Governo Federal, para emissão do RG Animal. Em seguida, é necessário realizar o agendamento do procedimento pelo site oficial do programa.

No dia da cirurgia, o animal deve permanecer em jejum por pelo menos oito horas. O tutor precisa acompanhar o atendimento, que tem duração média de cerca de duas horas, incluindo o preparo, o procedimento e as orientações pós-operatórias.

Mais informações e o agendamento estão disponíveis no site castramaisparana2.com.br. Também é possível obter atendimento pelo WhatsApp, no número (41) 9 8782-0227.

Leia também

Política pública de bem-estar animal

A iniciativa foi idealizada pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola, responsável pela destinação de recursos por meio de emendas parlamentares. Para ampliar o alcance do atendimento, o programa passou a contar com dois ônibus especializados: um destinado a Curitiba, Região Metropolitana e litoral, e outro voltado exclusivamente ao interior do Estado.

Segundo o deputado, a castração é uma das principais ferramentas no combate aos maus-tratos e ao abandono animal. “A castração evita a procriação descontrolada, reduz diretamente o abandono de cães e gatos nas ruas e previne doenças graves, como tumores. É uma política pública de bem-estar animal que garante mais qualidade e expectativa de vida aos animais e que estamos levando a todo o Paraná”, afirmou Laiola.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz