CCJ da Assembleia aprova o fim da aposentadoria de ex-governadores do Paraná

WhatsApp
Facebook

Ex-governadores  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou ontem (20), o fim da aposentadoria de ex-governadores do Paraná. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2019, do Poder Executivo, revoga dispositivo constitucional que estabelece o benefício. O presidente Ademar Traiano (PSDB) informou que segunda (25), será aberto prazo de três dias para que os líderes partidários indiquem os nomes dos cinco deputados que vão compor a Comissão Especial da PEC que vai estudar a matéria.

Proporcionalidade  A comissão será formada por representantes do PSDB, PSC, PSB, PSD e PSC, conforme os critérios de proporcionalidade fixados no Regimento Interno da Assembleia.

Pressa  Traiano disse que, tão logo a Comissão Especial conclua o exame da matéria, incluindo as emendas de parlamentares, a PEC será incluída na Ordem do Dia para votação.

20 dias  Este é o prazo previsto para a PEC ser aprovada em plenário, segundo Traiano, em entrevista à imprensa.

Guarapuava  Durante a sessão de ontem da Assembleia Legislativa, o deputado Romanelli (PSB) recebeu a edição ampliada do livro “Guarapuava, fases históricas, ciclos econômicos”, escrito pelo ex-prefeito e historiador, Nivaldo Krüger. A mais recente obra, lançada em dezembro de 2018, trata da história de Guarapuava no contexto paranaense e brasileiro.

Pediatras  A vereadora Maria Letícia voltou a abordar, no plenário da Câmara de Curitiba, a problemática da falta de pediatras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) na capital. De acordo com a vereadora, documento de novembro de 2018 mostra um crescimento significativo do número de óbitos de bebês nascidos mortos no Distrito Sanitário do Pinheirinho.

Pediatras II  O relatório, segundo Maria Letícia, não exemplifica ou destaca se as mortes poderiam ou não ser evitáveis. Segundo ela, o assunto é delicado e precisa ser investigado, uma vez que a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, tem afirmado à imprensa que está “tudo normal”.

Austeridade  Há menos de um mês no cargo, o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, já começou a pôr em prática o que considera sua missão: gerir bem a binacional. A intenção, segundo ele, é melhorar o emprego do uso de recursos como uma ação de responsabilidade e de respeito ao consumidor que paga a conta da energia elétrica.

Austeridade II  Luna e Silva reuniu na terça (19), em Curitiba, o corpo gerencial da Diretoria Geral para anunciar o redirecionamento e a revisão das normas de patrocínio e convênios para garantir o melhor uso dos recursos. Quem acessar o CabezaNEWS poderá conferir todas as ações previstas pelo novo diretor-geral da Itaipu.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *