As equipes do consórcio responsável pela obra iniciaram nesta quarta-feira (26) a pavimentação da pista sobre a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, a segunda unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu. A expectativa é que este trabalho demore entre quatro e cinco dias, dependendo das condições climáticas da região. A estrutura irá passar, no final de novembro, por um teste de carga, exame previsto antes da entrega.
Destaca o GDia que a pavimentação da pista sobre a pista faz parte das etapas finais de conclusão da nova ponte sobre o rio Paraná, localizada próxima ao Marco das 3 Fronteiras do Brasil e do Paraguai. A estrutura, que começou a ser executada em agosto de 2019, é financiada com recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional e deve ser concluída no terceiro trimestre deste ano.
Veja também
- Kit Atleta da Corrida do Turismo Foz será entregue em Ciudad del Este/PY
- Diretores e coordenadores de Cmeis de Foz participam de formação sobre gestão de resíduos e agenda 2030
O diretor do Departamento de Coordenação da empresa, engenheiro Pánfilo Benítez, explicou que para as obras está sendo utilizada a mistura a quente, que é compactada com vibrações. “O extraordinário é a compactação dinâmica que é com vibração, muito forte; mas é a forma como deve ser feita uma camada asfáltica sobre uma base rígida que é o concreto, depois é compactada pela vibração dessa camada asfáltica”, disse.
De acordo com a assessoria de comunicação paraguaia da Itaipu, Benítez adiantou que serão aplicadas duas camadas sobre a pista, para que a mistura fique bem compactada. No primeiro dia dos trabalhos, informou o engenheiro, metade da pista foi concluída com a primeira camada. Na sequência será aplicada a camada para rolamento dos veículos.
“Essa obra é rápida, uma camada será finalizada em aproximadamente dois dias, se o tempo ajudar seriam quatro ou cinco dias de trabalho no total, com a finalização da camada asfáltica, a parte da laje de aproximação e os detalhes de o asfalto que devem trazer na reunião, dilatação e outros”, especificou.
Etapa final
Benítez também comentou sobre o andamento geral dos trabalhos, que estão em fase adiantada e na última etapa. Segundo ele, para novembro está prevista a instalação das grades de segurança e também a realização do teste de carga. Após a colocação das grades e sinalização, bem como os testes necessários, será realizada a instalação do sistema de iluminação, última etapa prevista no plano de trabalho.
Ponte terá teste de carga em novembro
A Ponte da Integração, que deve ser concluída este ano, irá passar por um teste de carga no final de novembro. O procedimento integra a parte de finalização de execução da estrutura, que une Foz do Iguaçu e Presidente Franco (Brasil e Paraguai, respectivamente).
O teste de carga antecede a entrega oficial da obra, explicam os engenheiros. A intenção é avaliar a segurança e a estabilidade da estrutura.