diariodefoz-logo-cabec wh

Comissão convoca a prefeita de Ciudad del Este para depor dia 15 de novembro

WhatsApp
Facebook

Na audiência, Sandra McLeod poderá se defender das denúncias contra sua gestão na Prefeitura

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados do Paraguai, que conduz a intervenção na Prefeitura de Ciudad del Este, convocou a prefeita Sandra McLeod de Zacarías para o próximo dia 15 de novembro (quinta-feira). Na reunião, ela terá oportunidade de fazer sua defesa ante as denúncias contra sua gestão. A agenda de audiências, incluindo com os vereadores, foi definida no início da semana, nos primeiros encontros do integrantes do grupo com assessores e técnicos de várias áreas. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

A instalação de uma Comissão Especial para auditar as contas da Prefeitura de Ciudad del Este, foi definida na sessão extraordinária da Câmara dos Deputados do último dia 31 de outubro. O ato atendeu o pedido da Câmara de Vereadores, aprovado no início do mês passado, em uma sessão com o prédio cercado por manifestantes favoráveis e contrários à prefeita Sandra McLeod.

De acordo com o cronograma destacado pelo diário Vanguárdia, os vereadores que aprovaram a intervenção deverão ser ouvidos nesta quinta-feira (8). Na audiência, eles poderão apresentar e comprovar as denúncias que motivou o pedido.

A Comissão Especial tem como presidente o deputado Antonio Buzarquis e como vice Miguel Paniagua. Como secretários os escolhidos foram os deputados Sebastián Villarejo e Enrique Mineur e Hugo Capurro na suplência. Integram ainda o grupo, como membros, os deputados Basilio Núñez, Miguel del Puerto, Juan Carlos Galaverna, Andrés Rojas e Tito Ibarrola.

Procedimento
O presidente Buzarquis disse que, assim que escutar a prefeita Sandra McLeod, levará um informe ao pleno da Câmara Baixa. A intenção dele é habilitar uma secretaria permanente, que deverá funcionar na comissão de Peticões e Poderes da Casa Legislativa.

“A partir de hoje começamos a trabalhar, senhores. Em primeiro lugar, se algum integrante da comissão planeja saber algo junto a Controladoria na comissão, vamos continuar nosso trabalho”, disse. O deputado acrescentou que vários parlamentares estão buscando em outras instituições como tarefa investigativa complementar.

O deputado Edgar Ortiz, líder da bancada do Partido Liberal e Basilio Núñez insistiram na necessidade de um informe da Controladoria sobre as administrações municipais. Só após isto, dizem, a Comissão Especial de Deputados poderá emitir seu parecer.

Revolta
As denúncias envolvendo suspeitas de corrupção na Prefeitura de Ciudad del Este e de enriquecimento ilícito do senador Javier Zacarías Irún, marido da prefeita Sandra McLeod, tem provocado a revolta da população de Ciudad del Este.

Na manhã do dia 24 de outubro, milhares saíram as ruas, motivando o fechamento de todo o comércio na região central e também a Ponte Internacional da Amizade que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, ao Paraguai.

Controladoria Geral não acessa, desde
2013, a Prefeitura de Ciudad del Este

O chefe da Controladoria Geral da República, Enrique García, aumentou a polêmica envolvendo a gestão da prefeita Sandra McLeod. Em entrevista ao ABC Color, García revelou que, desde o ano de 2013, o órgão não tem acesso as contas ou outros documentos da Prefeitura de Ciudad del Este.

A declaração do controlador vai na contramão das revelações da prefeita, que tem afirmado que sua gestão é transparente. “O que acontece na prática? O Tribunal de Contas recebe o pedido de informação sobre os méritos e a consonância do informe anterior da Controladoria”, disse.

“Ao questionarmos na Prefeitura, muito gentilmente nos pedem o que buscamos. Quando informamos que queremos auditar, dizem que não podem ajudar porque os documentos estão no Tribunal de Contas. Vamos ao Tribunal de Contas e pedimos para ver os papeis, só que o juiz diz que não podemos ver por que não somos parte”, completou García.

Foto: Diário Vanguardia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *