Deputado Guerra reforça pedido para que governo tente barrar reajuste das tarifas de água e esgoto

WhatsApp
Facebook

Sanepar informou acionistas que reajuste de 9,62% valerá a partir de 31 de outubro. Parlamentar já havia encaminhado requerimento à Agepar solicitando não implantação do aumento

Na sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizada nesta terça-feira (25), o deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) reforçou sua preocupação e cobrou novamente uma atuação efetiva da liderança do governo junto ao Poder Executivo e à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), para evitar o reajuste anual de suas tarifas.

Em comunicado aos acionistas divulgado nesta terça-feira, a Sanepar informou aos seus acionistas, investidores e mercado em geral, que o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR) aprovou o reajuste de 9,62% do reajuste tarifário anual com vigência a partir de 31 de outubro.

“Fiz um requerimento no dia 17 de agosto que foi encaminhado à Agepar, solicitando a suspensão não somente deste reajuste da água, mas também de luz, em razão das dificuldades econômicas enfrentadas por todos os paranaenses por conta da pandemia do Covid-19. Também lembro que a Sanepar vem interrompendo o fornecimento de água por conta da crise hídrica que assola o nosso Estado, e, por isso, solicitaria ao líder do governo para que tentasse um acordo com a Companhia, no sentido de tentar barrar esse aumento porque é um momento difícil, muito delicado que todos nós estamos passando”, reforçou o deputado durante a sessão da Alep.

O requerimento mencionado pelo deputado Guerra solicita à Agepar a prorrogação da suspensão de reajuste das tarifas de água, esgoto e gás, entre outras, no Estado do Paraná em razão da pandemia de Covid-19, bem como a não autorização de reajuste anual em 2020. Em razão da pandemia, o Conselho da Agepar havia decidido no mês de abril não aplicar reajuste nas tarifas de água e esgoto, gás, bem como dos valores das tarifas do transporte intermunicipal (incluindo a Região Metropolitana de Curitiba), da travessia por ferry-boat da Baía de Guaratuba e da travessia para a Ilha do Mel, pelo período de 60 dias.

Houve a prorrogação desse prazo até o último dia 17 de agosto, data em que a solicitação do parlamentar foi encaminhada à Agência. Conforme destaca o requerimento enviado ao diretor-presidente do órgão, Omar Akel, e à diretora de Regulação Econômica, Márcia Carla Pereira Ribeiro, “é necessário levar em consideração que há queda da atividade econômica do país em decorrência do Covid-19, resultando em desemprego e diminuição da renda da população em razão das medidas de isolamento social´´.

“Há um esforço conjunto em diversas esferas do Poder Público para evitar o impacto que empresas e famílias estão sofrendo no período de enfrentamento da pandemia do coronavírus. Por isso é fundamental que a suspensão dos reajustes seja prorrogada enquanto durar a pandemia”, ressalta o deputado Guerra.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *