ELEIÇÕES 2020: MDB projeta eleger bancada com três vereadores em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Partido quer retornar ao protagonismo no legislativo municipal; Prefeito Nilton Bobato descartou concorrer a novo mandato de vereador

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Foz do Iguaçu reuniu, na noite de quarta-feira (22), os pré-candidatos as eleições municipais de 4 de outubro deste ano, informa Ronildo Pimentel, no GDia.

O partido, que já elegeu quatro vezes o prefeito da cidade, projeta eleger três vereadores, segundo o prefeito em exercício Nilton Bobato. “Vamos trabalhar juntos e construir uma chapa para qualificar a Câmara”, disse.

Nas eleições de 2016, imprevistos afetaram o desempenho nas urnas e o MDB não elegeu nenhum representante na Câmara. O advogado Claudio Rorato desistiu da candidatura a prefeito no início da campanha e o partido só conseguiu registrar a chapa de vereadores as vésperas do pleito, não conseguindo votos para uma cadeira.

“Vamos começar hoje a formar uma comissão para dar suporte jurídico, planejamento estratégico e comunicação aos pré-candidatos”, anunciou o presidente do MDB, Licério Santos. “Na parte jurídica, queremos evitar aborrecimentos com pendências em cima da hora, principalmente com o Cartório Eleitoral”, frisou.

Licério ressaltou que a composição da chapa de vereadores está bem avançada, “haja visto o número expressivo de pessoas que estão hoje aqui para discutir política”, disse. De acordo com ele, é necessário buscar cada vez mais lideranças “sérias, corretas e que pensam no bem da nossa cidade”, completou o presidente.

Consolidar projeto
O prefeito Nilton Bobato, vice-presidente do MDB, destacou que é necessário consolidar o projeto que vem sendo desenvolvido em Foz do Iguaçu na gestão com o prefeito Chico Brasileiro (PSD). “Pegamos a cidade quebrada em 2017 e temos trabalhado muito para garantir as melhorias que ela merece”, disse.

Bobato, que é vice-prefeito, já foi vereador em dois mandatos. “Vamos construir juntos uma chapa para qualificar a Câmara. Todos que estão aqui é por que tem um trabalho já desenvolvido junto à sociedade ao longo de suas vidas”.

“Ninguém acorda pela manhã e diz que vai ser candidato”, frisou ele, descartando concorrer a novo mandato no legislativo. A eleição deste ano será a primeira sem as coligações proporcionais. Em Foz do Iguaçu, cada partido pode inscrever 23 candidatos, 30% das vagas devem de candidaturas femininas.

Para garantir bom desempenho, disse Bobato, é preciso unificar o discurso e as ações. “Com as nossas lideranças, que estão se apresentando, nosso partido tem as condições para eleger três vereadores”, projetou.

Nas próximas semana, o MDB vai promover oficinas para definir as estratégias eleitorais de cada um e do partido. “No entanto, o desempenho eleitoral de cada vai depender da ação individual. É preciso acreditar e trabalhar muito”, “completou.

HISTÓRICO
MDB já foi o maior partido de Foz do Iguaçu e garantiu, desde a retomada do regime democrático em 1985 (até então os chefes do Executivo eram nomeados), a eleição de quatro prefeitos. O primeiro representante eleito foi Dobrandino Gustavo da Silva, para um mandato de três anos (1986-1988).

Em 1988 o MDB elegeu Álvaro Apolloni Neumann que, no decorrer do mandato (1989-1992) acabou migrando para o recém-formado PSDB. Em 1992, Dobrandino se elegeu novamente. O último prefeito do partido foi Celso Sâmis da Silva eleito para o mandato 2001-2004.

Pré-candidatos do MDB confiantes

A reunião, que contou com mais de 70 militantes e simpatizantes, contou com a participação de 15 pré-candidatos à Câmara de Foz do Iguaçu. Na apresentação, coordenada pelo primeiro secretário José Roberto de Assunção, todos demonstraram confiança e boa expectativa com a campanha que se aproxima.

A lista dos participantes inclui Almir Santos, Paulo Puig, Edvaldo Alcântara, Luciano Castilha, Fellipe Barreto, Neusa Assunção, Cristiane (Crica), Jairo Cardoso, Paulinho da Saúde, Daniel Durce, André dos Santos, Carla Conrad, Michimim, Aldair Fagundes e Nivaldo Donato.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *