diariodefoz-logo-cabec wh

Em Foz, Summit Iguassu Valley vai discutir as oportunidades para área de inovação no agronegócio

WhatsApp
Facebook
Painel Inovação no Agro será realizado no primeiro dia do evento (14) as 11h15. (Foto: Freepik/Divulgação)

As oportunidades e os gargalos para o setor da inovação no agronegócio vão ser discutidos durante o Summit Iguassu Valley, que será realizado nos dias 14 e 15 de junho no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu.

O Painel Inovação no Agro vai contar com a presença do engenheiro agrônomo Vitor Mondo, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agricultura Digital, entre outros participantes.

Leia também

Inovação no agro – Inovação, novas tecnologias e sustentabilidade já fazem parte do “universo agro” há alguns anos. E mesmo distante das áreas urbanas, essas ferramentas estão transformando o setor, ajudando assim a garantir uma produção mais eficiente e rentável, além de um futuro sustentável.

O engenheiro agrônomo Vitor Mondo destacou que entre as inovações mais recentes, a grande tendência é o uso de dados na agricultura.

“Tendo acesso aos dados corretos, cruzando as informações e interpretando bem o que elas representam, o produtor consegue tomar decisões muito mais assertivas para, por exemplo, otimizar o uso de insumos, como fertilizantes e água, e melhorar a produtividade das culturas.”

Oportunidades – Mondo destacou que essas mudanças vêm criando inúmeras oportunidades tanto para quem produz quando para os profissionais da área de Tecnologia da Informação, por exemplo.

“Na perspectiva dos produtores é preciso oferecer acesso a mais dados consistentes e confiáveis, é preciso conectividade e ainda soluções tecnológicas que realmente gerem benefícios claros e com investimentos coerentes com a condição do produtor rural.”

Já para quem atua na área, para quem pesquisa essas inovações, segundo explicou o engenheiro agrônomo, um dos problemas é a interoperabilidade, ou seja, quando uma solução não conversa com a outra e isso acaba prejudicando todo o processo.

“Nós e várias outras instituições estamos em busca de uma visão universal para fazer com que esses dados sejam traduzidos e o acesso às informações seja facilitado principalmente para o produtor”, afirmou Mondo.

Ainda de acordo com o especialista, entre as mudanças pelas quais o setor vem passando, a automação é uma tendência sem volta, principalmente se forem considerados os ganhos operacionais, econômicos e de tempo na operacionalização.  

“Sabemos que o grande direcionador é o mercado e, se é possível melhorar a produtividade das culturas de maneira sustentável, investindo em tecnologia e em inovação, trabalhando com agricultura digital, temos um caminho com muitos desafios e com muitas oportunidades pela frente”, disse ele.

Várias áreas – Além do uso de tecnologias de agricultura digital, a biotecnologia tem sido utilizada no agronegócio para desenvolver novas variedades de plantas mais resistentes às doenças e pragas, tolerantes à seca e ao frio, e que produzem mais alimentos. A utilização de técnicas como a edição genética também pode permitir o desenvolvimento de plantas com características específicas, como resistência a herbicidas.

Já a Inteligência artificial tem sido usada na agricultura para melhorar a previsão do tempo, otimizar o uso de insumos, monitorar a saúde das plantas e até mesmo ajudar na colheita automatizada.

“São ferramentas que beneficiam todo o setor, inclusive os pequenos produtores que trabalham em pequena escala e que, pelo associativismo ou cooperativismo, por exemplo, podem ter acesso às novas tecnologias. Podemos diminuir esse gap entre pequenos e grandes produtores. Só depende de organização”, garantiu Mondo.

Várias forças ligadas à inovação e à tecnologia vêm moldando as diferentes cadeias produtivas, inclusive no agro. Entre os exemplos, Vitor Mondo destacou o recém-criado Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital, que por meio de Distritos Agro Tecnológicos, ou DATs, busca a inclusão de pequenos produtores rurais em uma agricultura cada dia mais digital. Para saber mais sobre essa iniciativa acesse https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/79721670/centro-em-agricultura-digital-para-inclusao-de-pequenos-produtores-rurais-e-lancado

Summit Iguassu Valley – Organizações que queiram “surfar” na maior onda de inovação do estado podem entrar em contato para negociar a participação da melhor forma, seja como patrocinadora, apoiadora ou expositora. O contato pode ser feito por meio do (41) 99966-0174 ou pelo e-mail: [email protected].

Para saber mais sobre o evento acesse summit.iguassuvalley.com.br

Assessoria

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *