diariodefoz-logo-cabec wh

Em Guarapuava, Vitor Hugo dá palestra internacional sobre gestão pública

WhatsApp
Facebook

O candidato a prefeito de Guarapuava Vitor Hugo Burko realizou palestra internacional nesta quarta-feira, 19, dentro do II Congresso Internacional sobre Cooperação Internacional, promovido pela organização internacional Red Onward Internacional. A palestra foi transmitida virtualmente pelo Facebook para pessoas de 21 países.

O mediador apresentou Vitor Hugo como um prefeito reconhecido internacionalmente pela ONU pelas experiências que implantou em Guarapuava.

Durante sua fala, proferida em espanhol, Vitor Hugo abordou o tema gestão pública como ferramenta para mudar realidades. Segundo ele, uma boa administração precisa se sustentar num tripé que envolve: conhecimento sobre o que se vai administrar; com quem será feita a gestão; e, por fim, planejamento estratégico.

Sobre o primeiro item desse tripé, o conhecimento, Vitor Hugo disse que é impossível um prefeito governar sem conhecer o município. “E é muito comum que prefeitos sejam eleitos sem conhecimento do que vão administrar, sem indicadores, sem noção das doenças e problemas de habitação que afligem a população”.

Em seguida, ele discorreu sobre a importância de construir parcerias e diferentes articulações. Nesse sentido, mencionou o Centro de Empreendedorismo Social e Articulação Comunitária, criado quando foi prefeito. “Devemos nos cercar de todas as entidades e pessoas que queiram contribuir”.

Por fim, falou sobre a importância do planejamento estratégico. “Há muita improvisação na gestação pública. A gestão privada tem utilizado muita tecnologia e inovações, enquanto na gestão pública, no geral, se improvisa muito. Age-se de acordo com a cabeça de quem está sentado na cadeira e não de acordo com as expectativas da população nem com planejamento em longo prazo”.

A Red Onward Internacional é uma entidade internacional, não governamental, apartidária, não lucrativa, com personalidade jurídica própria, constituída oficialmente em fevereiro de 2002, pela iniciativa de gestores públicos e técnicos desenvolvimento de América Latina e do Caribe.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *