diariodefoz-logo-cabec wh

Evento na Itaipu reúne especialistas do setor elétrico de 14 países

Conselho Técnico do Cigre reúne profissionais do mais elevado gabarito técnico e líderes em suas respectivas organizações
WhatsApp
Facebook
Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A Itaipu sedia, de segunda (15) a quarta-feira (17), o Conselho Técnico (Technical Council – TC) do Cigre Internacional. A abertura, nesta segunda-feira, aconteceu com a sessão “Brazilian Day”, que reuniu 30 profissionais de 13 países, incluindo os principais nomes do Conselho Técnico Internacional do Cigre.

Até quarta-feira, os profissionais participarão de diversas reuniões técnicas e visitas a setores da Itaipu e de Furnas.

Durante o Brazilian Day, o assessor Juliano Portela, representando o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, proferiu palestra sobre os 50 anos de operação da usina.

Na oportunidade, também palestraram o assessor do diretor de Operação do ONS, Jayme Darriba, que falou sobre os principais desafios da operação do Sistema Interligado Nacional; o presidente do Cigre-Brasil, João Carlos Mello, que abordou os principais aspectos do mercado de energia no País e, por fim, as representantes do Women in Energy, Carla Damasceno e Solange David, que explanaram sobre a visão deste fórum em relação à transição energética.

A reunião teve representantes da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Omã e Suíça.

O Conselho Técnico é o órgão mais importante do Cigre, pois engloba todas as atividades técnicas da organização, seu conjunto de 16 comitês de estudo, publicações, eventos, bem como a Bienal de Paris.

Os integrantes do TC são profissionais do mais elevado gabarito técnico e líderes em suas respectivas organizações. O TC se reúne normalmente duas vezes ao ano, em diversos países que propõem hospedar as reuniões.

Pela primeira vez na história do Cigre, o Conselho é presidido por um brasileiro, o engenheiro Marcio Szechtman. Como a gestão de Szechtman se encerrará em agosto de 2024, esta reunião do Brasil é sua última como Chairman. A última vez que o TC do CIGRE se reuniu no Brasil foi em 2003.

“Para nós, é uma honra sediar uma reunião do Comitê Técnico do Cigre, evento que não acontecia no Brasil há mais de 20 anos.

Mostra que a Itaipu ocupa um papel de relevância no setor e está preparada para sediar eventos de alto nível”, afirmou o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, que atuou na organização do evento. “É uma troca de experiências com as principais referências do setor de energia no mundo.”

Sobre o Cigre

O Cigre é uma comunidade global colaborativa com mais de 100 anos de existência, dedicada à criação e ao compartilhamento de conhecimento e experiências sobre sistemas de energia.

Reconhecida como uma das maiores e mais influentes organizações sem fins lucrativos do setor eletroenergético mundial, suas recomendações técnicas frequentemente se convertem em normas internacionais.

O Cigre-Brasil, integrante desde 1971, desempenha um papel crucial no setor eletroenergético nacional ao estimular, ao longo desses anos, a identificação e a investigação de questões específicas por meio de seus 16 Comitês de Estudo, com a organização de congressos, seminários, workshops e demais eventos, além da publicação de artigos técnicos dos engenheiros brasileiros no país e no exterior.

Entre outras iniciativas, o Cigre-Brasil fortalece a capacitação dos profissionais, preparando-os para os desafios atuais e futuros.

A capacitação contribui significativamente para a transferência dos conhecimentos e melhores práticas e a consequente melhoria do trabalho nas empresas, impulsionando o desenvolvimento e o aprimoramento da engenharia no Brasil.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *