diariodefoz-logo-cabec wh

Foz do Iguaçu investiga primeiro caso suspeito de Coronavírus

WhatsApp
Facebook

Foz do Iguaçu confirma primeiro caso suspeito de Coronavírus. A paciente é uma mulher que esteve na Itália. Confira a nota da Secretaria Muncipal de Saúde.

Nota à Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através da Vigilância Epidemiológica, informa que foi identificado um caso suspeito de Covid-19 (Coronavirus) em Foz do Iguaçu.

Trata-se de uma paciente de 23 anos, vinda de Roma, na Itália. Ela chegou a Foz no dia 16 de fevereiro, e no dia 21 iniciou um quadro de tosse. No dia de hoje (29) a paciente procurou a Upa Dr Walter Cavalcante, no Morumbi, apresentando febre e tosse, sem outros sintomas. Devido ao quadro clínico, o caso foi encaminhado ao CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), que classificou como caso suspeito.

Todos os materiais coletados serão encaminhados ao Lacen e as orientações quanto ao isolamento da paciente foram repassadas aos familiares pela equipe médica.

Como o caso é classificado como baixa gravidade, ela
permanecerá em quarentena, na própria residência, enquanto aguarda os resultados dos exames.

Enquanto esteve na Upa, a paciente permaneceu isolada com uso de máscara e todos os demais procedimentos foram adotados pela equipe médica.

Com a divulgação do primeiro caso suspeito de Corona Vírus em Foz do Iguaçu, é natural que surjam dúvidas e questionamentos. É importante esclarecer que:

1) Trata-se apenas de um caso suspeito, devido a paciente ter sintomas de gripe e residir na Itália.
Toda a análise ainda será feita para descartar ou não o caso.

2) Trata-se de um caso de baixa gravidade, tanto que a paciente não ficará internada em ambiente hospitalar. Ficará de quarentena, mas em sua residência, com acompanhamento da equipe médica e de vigilância.

3) As pessoas quetiveram contato com a paciente, serão contactadas pela equipe médica e monitoradas, até a conclusão da análise laboratorial do caso.

4) Não há motivo pra desespero, pra usar máscaras ou qualquer coisa parecida.

5) A chance do caso ser descartado, assim como os centenas de outros, pelo Brasil, é muito grande (já que Roma não está entre as cidades em epidemia na Itália).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *