A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Jeronymo, espera vacinar toda a população com mais de 18 anos antes da projeção feita pelo Governo do Estado. “Nós estamos organizados para fazer a vacinação e sempre que as doses chegam, aplicamos o mais rápido possível. Se as vacinas continuarem chegando ao município com frequência, teremos como vacinar toda a nossa população adulta até final de agosto ou meados de setembro”, afirma.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o município é o quinto no Paraná, em números absolutos, que mais vacinou contra a doença, entre primeira e segunda dose, atrás apenas de Curitiba (1.542.000), Londrina (262.826), Maringá (219.523) e Cascavel (143.017). “Estamos avançando na vacinação, nos próximos meses cerca de 50 mil pessoas receberão a segunda dose, reforçando a imunização na população”, disse a secretária.
A Secretaria de Saúde orienta que a população busque pela segunda dose na data prevista no cartão de vacina. Segundo o levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, muitas pessoas relatam efeito colateral e por receio não retornam para completar o esquema vacinal. “Nenhum efeito colateral é tão grave quanto uma covid, mesmo que moderada. Não percam a oportunidade de fazer uma vacina excelente, qualquer uma das três usadas aqui, e se expor a uma situação bem mais perigosa”, destaca a médica infectologista, Flávia Trench.
Calendário estadual
O Governo do Estado divulgou na quarta-feira (16) o calendário de vacinação contra a Covid-19 para população geral acima de 18 anos.
As datas serão as seguintes:
4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.
As informações são de GDia