diariodefoz-logo-cabec wh

Foz do Iguaçu é contemplada com 4 obras do novo PAC do governo federal

Pacote anunciado na última semana incluí uma policlínica, escola em tempo integral, novo posto de saúde e um Centro Cultural; Investimento é superior a R$ 60 milhões
WhatsApp
Facebook
Foz do Iguaçu é contemplada com 4 obras do novo PAC do governo federal

Foz do Iguaçu está contemplada com quatro obras do PAC Seleções, a nova modalidade do Programa de Aceleração de Crescimento, criada pelo Governo Federal para ampliar os investimentos em obras e empreendimentos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e mobilidade.

O pacote previsto no município inclui uma policlínica, uma escola em período integral, uma nova unidade básica de saúde e um centro cultural (CEU da Cultura), com investimentos superiores a R$ 60 milhões.

Os projetos selecionados se somam às obras anunciadas em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC.

Leia também

“Quando o governo federal abriu para propostas, cadastramos vários projetos e fomos contemplados com quatro nessa primeira fase”, comentou o prefeito Chico Brasileiro, sobre o encaminhamento das principais demandas de Foz do Iguaçu. “Apresentamos um conjunto de propostas que foram selecionadas (agora). São obras importantíssimas e que vão ajudar muito no desenvolvimento das políticas públicas do município”, completou o chefe do executivo.

Política cultural

O prefeito também destacou a proposta que o governo federal apresentou, para que os municípios possam fomentar a cultura, nos chamados CEUs da Cultura, para atividades culturais e esportivas.

“É um espaço exatamente para que as atividades culturais possam ser desenvolvidas e esse espaço escolhido foi no Bubas, na grande região do Porto Meira. Tem um terreno lá naquela área que foi cadastrado exatamente para dar mais acesso à cultura, principalmente nos bairros, onde as pessoas tem mais dificuldade de acesso”.

No local serão desenvolvidas atividades para todas as idades. “Será para pessoas de toda e qualquer idade e vai incluir diversas ações culturais em parceria com o Ministério da Cultura e com o Governo do Estado, que integra essa parceria, até porque o modelo veio para o Governo do Estado selecionar municípios e aí o projeto de Foz foi contemplado exatamente nessa parceria, que é da União com estado e município”, destacou.

Ensino integral

Em relação à escola integral prevista para Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro disse que esta também é uma proposta padrão do governo federal, que vem recebendo investimentos desde o ano passado, quando foi lançado um programa de incentivo ao ensino integral.

“Cadastramos três propostas e fomos contemplados nessa primeira fase com uma unidade educacional que terá ensino fundamental de uma forma mais ampla, mais adequada, com salas suficientes e exatamente para atender em tempo integral”.

“Essa é uma política que cada vez mais vem crescendo no nosso município”, lembra o prefeito. Hoje são quatro escolas de período integral e diversas com atividades de contra turno, incluindo aulas de inglês, robótica, atividades esportivas e culturais.

Saúde

A Policlínica, segundo o projeto padrão do Ministério da Saúde, é um centro de atenção à saúde que integra tanto consulta quanto exames especializados.

A estrutura, de 3 mil metros quadrados, será construída em uma área na região central, exatamente para que o município tenha mais condições de atendimento especializado.

Chico Brasileiro também destacou a inclusão de uma UBS cadastrada pela Prefeitura e já aprovada. Os três locais indicados são o Bubas, o Jardim Alvorada ou o Parque Presidente.

“Vamos aguardar qual a definição que Ministério da Saúde vai adotar, mas será liberada uma dessas três obras”, informou o prefeito.

Foz do Iguaçu é contemplada com 4 obras do novo PAC do governo federal
Prefeito Chico Brasileiro (Foto: Gentileza/PMFI)

Os próximos passos serão a realização de reuniões entre técnicos do município e dos ministérios envolvidos, que irão passar todas as orientações sobre o processo licitatório de cada estrutura.

“A medida que sai a portaria, sai a fonte do recurso. Tendo a fonte do recurso, como os projetos já são aprovados, teremos condições de licitar assim que tiver autorização do Governo Federal”, completou Chico Brasileiro.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *