Foz do Iguaçu vai receber em junho fórum nacional sobre as Unidades de Conservação

Inédito no Estado, o evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT)
WhatsApp
Facebook
Foz do Iguaçu vai receber em junho fórum nacional sobre as Unidades de Conservação

Foz do Iguaçu vai receber nos próximos dias 6 e 7 de junho a edição 2024 do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Inédito no Estado, o evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), será dentro da programação paralela do 19º Festival das Cataratas.

O fórum é o principal espaço de debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil.

As UCs, ou unidades de conservação, são áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais.

A classificação consta da Lei nº 9.985/2000, que delimitou espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei.

Leia também

Foz do Iguaçu, sede do portão de acesso da segunda unidade de conservação federal mais visitada do Brasil (o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu), está criando 6 parques naturais, que juntos somam 75 hectares em diferentes pontos da área urbana.

A política ambiental foi criada em 2023 pela gestão Chico Brasileiro (PSD), como alternativa para conservação ambiental de fragmentos florestais de vegetação nativa do bioma de mata atlântica.

Procedimento

A implementação do programa segue em ritmo acelerado com o chamamento do Fundo Iguaçu, até 30 de abril, para contratação de serviços de consultoria técnica de pessoa jurídica para elaboração do Plano de Manejo e do Projeto Básico/Caderno de Encargos do Bosque Guarani.

O local, criado em 1996 com a intenção de revitalizar uma área degradada na região central de Foz do Iguaçu, abrange 3,81 hectares, junto do Terminal de Transporte Urbano (TTU).

O Bosque Guarani, que foi idealizado como um zoológico municipal, será o primeiro parque natural dentro da política ambiental criada pela gestão municipal, explica Chico Brasileiro.

Foz do Iguaçu vai receber em junho fórum nacional sobre as Unidades de Conservação

“Foz do Iguaçu tem muito a contribuir neste Fórum das UCs, principalmente com a experiência colocada em prática na criação deste parque natural, requalificando a região e ampliando as opções de áreas verdes para o lazer de moradores e visitantes”, destacou o prefeito.

O plano inclui ainda outras cinco áreas que estão sendo transformadas em parques naturais – o Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê, que abriga diversos primatas; o Horto Municipal, na região do Porto Meira, próximo à fronteira com a Argentina; o parque do Jardim Jupira, no trecho entre a Avenida Paraná, BR-277 e Vila A; e Córrego Brasília e Triângulo Verde, entre as vilas C e B, na região Norte do município.

Fórum

O evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente é o principal espaço de debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil. “Trazer esse evento para Foz, em parceria com o IAT e o Festival Cataratas, é uma grande oportunidade de discutirmos os rumos das áreas protegidas do Brasil no município que sedia o parque nacional mais icônico de nosso País”, destaca o diretor de Áreas Protegidas do MMA, Pedro Cunha e Menezes.

Diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto lembrou que a iniciativa ganha ainda mais importância ao ser integrada ao Festival das Cataratas, considerado um dos maiores eventos de turismo do Brasil. “Cada vez mais, o turismo é parte integrante e estratégica para a conservação da biodiversidade. Por isso, é importante que haja essa integração entre o turismo e a gestão das Unidades de Conservação”, afirma.

Segundo ele, o evento é importante também por discutir estratégias, diretrizes e qualificação para o setor. “É um evento anual que reúne os 26 estados do País e o Distrito Federal. Uma integração para discutir a melhoria da qualidade da conservação da biodiversidade do País”, diz Andreguetto.

Festival

A preocupação socioambiental é também um dos pilares fundamentais do Festival das Cataratas. Para Paulo Angeli, idealizador do evento, ser palco de discussões dentro dessa temática enriquece ainda mais o encontro paranaense. “Promover essa integração entre turismo e meio ambiente está no cerne de nossa missão, e estamos muito satisfeitos com a confirmação deste encontro”, ressalta.

De acordo com os organizadores, ainda há alguns espaços e opções disponíveis para empresas e instituições apresentarem suas marcas, produtos e serviços na tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3029 6603, WhatsApp (45) 9 9958 0025 ou e-mail [email protected].

Com informações do GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *