diariodefoz-logo-cabec wh

Gilmar Cardoso fala sobre o significado do Dia de Finados

WhatsApp
Facebook

Sob o tema de Finados: Dia de orações, saudades e esperança, o advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso fez uma exposição sobre o significado do Dia de Finados. A data é celebrada no Brasil e noutros países e remete ao luto, saudade e homenagens aos falecidos, trazendo em si aspectos religiosos e culturais, explica.

Feriado religioso, faz parte de um costume católico que consiste na visita aos cemitérios; para além do acendimento de velas, enfeitar com flores e rezar pela memória dos mortos em seus túmulos ou templos. Além da igreja católica, as igrejas Anglicana e Ortodoxa Oriental também celebram a data. Por sua vez, a Luterana, Metodista e Anglicana ainda consideram o Dia de Finados uma continuação do Dia de Todos os Santos.

Leia também

Gramaticalmente a palavra – finados – tem o significado latino de – finis -, que significa findar, acabar, finalizar ou encerrar: a morte!

O advogado Gilmar Cardoso relata que pesquisas apontam a instituição oficial da data no ano de 998 (Século X) pelo abade Odilo, na abadia beneditina de Cluny, na França. Odilo estabeleceu 2 de novembro como Dia de Finados, para unificar as comemorações aos mortos nesta data. Antes, entre os séculos 2 e 10, período da Idade Média, os rituais em lembrança aos falecidos aconteciam em dias variados; tendo inicialmente acontecido no terceiro dia após o enterro da pessoa, e posteriormente no aniversário de morte. A partir de 1915 o Papa Bento XV permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, conforme dados da própria Igreja. Em seguida, os mortos passaram a ser lembrados, também, no 7º e 30º dia.

A Igreja Católica celebra como Dia de Finados, Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) explica por seu Arcebispo Dom Orani Tempesta (RJ) que o Dia de Finados tem por objetivo principal relembrar a memória dos falecidos, dos entes queridos que já se foram, e, consequentemente rezar por eles, por aqueles que padecem no purgatório. Rezamos por todos aqueles que estão no caminho de alcançar a glória eterna, mas passam pelo estado de purificação, pedindo a intercessão da Igreja Triunfante na solenidade de Todos os Santos.

Gilmar Cardoso descreve que para algumas nações, a data remete à tristeza; para outras, reflete alegria e orgulho à memória dos falecidos.

O Dia de Finados deve ser um dia de orações, de homenagem cristã aos nossos entes queridos falecidos, e, também, um dia de reflexão sobre o mistério da morte e da ressureição que marcam nossas vidas.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *