O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) firmou um decreto durante sua visita ao Show Rural Coopavel, em Cascavel, nesta terça-feira (6), para regulamentar a lei estadual 21.554/2023, que estabelece o funcionamento da Cooperativa-Escola no Colégio Agrícola Manoel Moreira Pena de Foz do Iguaçu.
A legislação também abrange outros 22 colégios agrícolas e dois florestais que fazem parte da rede estadual de ensino.
Leia também
O Colégio Agrícola, situado na região da Vila Yolanda, é uma das instituições mais antigas de Foz do Iguaçu, iniciando suas atividades em 12 de julho de 1953.
Localizado às margens das avenidas General Meira e Imigrantes, o colégio possui uma extensa área dedicada aos estudos e práticas agrícolas.
A alteração no modelo de gestão da unidade visa promover o cooperativismo como parte integrante do ensino, possibilitando que os colégios comercializem parte da produção das fazendas-escola.
Durante o curso profissionalizante, os alunos têm a oportunidade de participar de diversas atividades agrícolas e pecuárias, como o cultivo de grãos, hortaliças, produção de leite e outros produtos.
Até então, a produção era consumida pelos próprios estudantes, mas o excedente não podia ser comercializado.
Com a mudança, o colégio de Foz do Iguaçu agora pode usufruir dessa oportunidade, o que representa uma conquista significativa para a instituição, conforme informou o diretor pedagógico Reginaldo Vicente.