diariodefoz-logo-cabec wh

HMCC de Foz do Iguaçu recebe reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde

WhatsApp
Facebook
Fotos: Divulgação/Assessoria HMCC

Mais de 60 pessoas, representantes de instituições que compõem o Conselho Municipal de Saúde (Comus), se reuniram no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) para a 830ª reunião ordinária. O encontro foi na quinta-feira, dia 4, pela manhã, na sala de estudos do complexo hospitalar. Na pauta, esteve a apresentação dos serviços do HMCC, do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, entre outras discussões do conselho.

O diretor-superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira, acolheu a todos na abertura da reunião, e destacou alguns pontos em que o Conselho Diretor tem trabalhado na Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do Hospital. “A diretoria atual representa um momento de renovação, com algumas diretrizes de valorização do nosso capital humano, transparência nas relações e, a principal delas, a prestação de um serviço de assistência à saúde com qualidade e humanização, independente se o paciente é do Sistema Único de Saúde (SUS), conveniado ou particular”, pontuou Gilmar. Para ele, receber a reunião do Comus mostra o quanto o HMCC está mais próximo ainda da comunidade. “Este é um espaço para discussões e queremos estar dentro dele, mais ainda, queremos que vocês estejam conosco, e por isso os acolhemos com alegria para essa reunião”, afirmou.

O presidente do Comus, Dilson Paulo Alves, ressaltou que esta é uma oportunidade para trazer a comunidade para dentro do hospital. Segundo ele, todos tem uma ideia de como hospital funciona, mas a proposta é permitir o conhecimento mais técnico e saber o que é oferecido à sociedade. “Queremos promover a integração entre as instituições e estar aqui hoje é uma oportunidade única. Já sabemos que há projetos de abrir ainda mais as portas para a comunidade, de apresentar os projetos desenvolvidos, e nós estamos aí para apoiar o Hospital Costa Cavalcanti”, falou Alves.

Leia também

No início da reunião, a anfitriã, a diretora assistencial do HMCC, Paula Rodrigues, convidou uma equipe da Divisão de Nutrição e Dietética para falar sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira. Em seguida, a Assessoria Corporativa trouxe alguns dados sobre o atendimento do Sistema Único de Saúde no complexo hospitalar. Por ser um hospital filantrópico, o HMCC precisa ofertar mais de 60% dos seus atendimentos ao SUS, mas a instituição vai além, e atualmente supera a marca de 70%.

Na apresentação, os participantes puderam entender que o HMCC tem contratado com a Secretaria de Saúde do Paraná, para a 9ª Regional de Saúde, pouco mais de 191 mil procedimentos ao ano, mas realizou, somente em 2023, quase 360 mil, nas áreas de referência de Oncologia, Cardiologia e Obstetrícia.

De olho nos próximos passos, o Costa Cavalcanti prepara um novo setor de Apoio Central, com foco centrado no paciente para melhorar a experiência, trazer eficiência operacional, engajamento familiar e sustentabilidade financeira para a instituição. Este também foi um tema abordado na reunião.

Por fim, a apresentação do complexo hospitalar encerrou com a participação do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde), que tem o objetivo de apoiar as ações de saúde e bem-estar no Brasil, Paraguai e Argentina, como foco na integração, articulação e intercâmbio de experiências de profissionais dos três países. O coordenador suplente do GT Saúde e gerente da Divisão de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Kleber Vanolli, participou da palestra.

A pauta ainda contou com deliberações de temas que cabem aos representantes do Comus. “Somos um espaço democrático, com a participação da comunidade, e nossas reuniões ordinárias são espaços para que todos participem e traguem suas demandas relacionada à saúde do nosso município”, finalizou Dilson. “Foi uma honra para nós recebermos esta reunião, ampliar a todos o conhecimento sobre o nosso hospital e estreitar essa relação com parceiros tão importantes para o desenvolvimento da saúde na nossa cidade”, completou a diretora Paula Rodrigues.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *