Residentes de seis especialidades participaram ontem da aula inaugural; Eles atuarão na unidade por até três anos
Vinte médicos residentes nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia, Cirurgia Geral e Psiquiatria participaram nesta terça-feira (28), da aula inaugural da nona turma do Programa de Residência Médica, que se encontra oficialmente vinculado ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL).
O programa é da Secretaria Municipal de Saúde, aprovado pelo Ministério da Educação, com Bolsas de Residência Médica aprovadas pelo Ministério da Saúde.
Leia também
- MEC libera lista de aprovados da UNILA e matrículas começam essa quinta-feira (02)
- Vacinação bivalente contra a Covid-19 começou hoje nas Unidades de Saúde de Foz
O evento aos residentes foi aberto pela coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) Dra. Luz Marilda Cardona, que deu as boas vindas aos médicos. Também participaram da aula inaugural os membros da COREME, a diretora das Residências Médicas e Multiprofissional, a médica Renata Carvalho, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. André Di Buriasco, coordenadores e preceptores da instituição.
A coordenadora da COREME ressalta que 90% dos novos residentes têm como área de atuação e cenário de prática o Hospital Municipal Padre Germano Lauck. “É muito importante esse momento de integração, acolhimento e apresentação dos supervisores, coordenadores e preceptores à comunidade estudantil da Residência Médica”, disse.
Um dos temas abordados durante o encontro foi sobre os direitos e deveres dos novos residentes, do conhecimento do regimento interno da instituição, do código de ética médica e claro, da empatia com o paciente. “O Hospital Municipal dará tudo de si, pois temos os equipamentos, pacientes, ficando ao residente a aprendizagem da vivência diária da rotina de um complexo hospitalar”, acrescentou Luz Marilda.
A diretora das Residências Médicas Renata Carvalho, disse que “é com muito entusiasmo que recebemos esses profissionais, que só chegam para agregar aos nossos equipamentos e serviços, ressaltando a importância do papel que eles passam a ocupar a partir de hoje”.
A secretária de Saúde do município, Rose Meri da Rosa, salientou que “além da atividade assistencial, o Programa de Residência Médica promove discussões de casos clínicos e incentivo à pesquisa, estimulando a educação continuada, qualificando-os a proporcionar cuidados médicos de excelência”, valorizou a secretária.
A nova turma de residentes também recebeu o Manual Interno da Comissão e o Manual dos Residentes, documentos com as diretrizes e normas que irão nortear a atuação. Os médicos foram selecionados por meio de processo seletivo e deverão permanecer em Foz do Iguaçu, pelo período de dois ou três anos, conforme a especialidade.
“O Hospital Municipal Padre Germano Lauck possui uma importante missão como uma unidade hospitalar de Tríplice Fronteira e da região, onde nossos residentes possuem uma participação ativa em um hospital 100% SUS. Espero que eles aproveitem todo o potencial que a instituição tem a oferecer”, pontuou o diretor André Di Buriasco.