Campanha será lançada na próxima quarta-feira (03) no SEST/SENAT e terá como tema: “No trânsito, escolha a vida”
O Gabinete de Gestão Integrada de Foz do Iguaçu (GGIM) através da Câmara Técnica de Trânsito, Programa Vida no Trânsito (PVT) e instituições parceiras lançam, na próxima quarta-feira (03), a campanha Maio Amarelo, o mês de conscientização no trânsito e prevenção de acidentes. O movimento, que completa dez anos em 2023, tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”.
O lançamento será no auditório do SEST/SENAT, às 9h, com a palestra “Casos de acidentes de trânsito: o que pode ser feito?” com o perito oficial do Paraná, Eduardo Carvalho. Ao longo do mês, outras 45 atividades serão realizadas, como palestras educativas em escolas e centros de educação infantil (Cmeis), realização de testes rápidos e orientações aos motoristas e motociclistas no Porto Seco, Posto Gasparin, Ponte da Amizade e no TTU (Terminal de Transporte Urbano), blitz educativas em diversas ruas e avenidas da cidade, orientações sobre travessia segura na passarela da BR-277 e ações de sensibilização em pontos com grande concentração de pessoas, como a Feirinha da Jk. As ações são coordenadas pelo Poder Público e a sociedade civil.
Leia também
- Em Foz, Summit Iguassu Valley vai discutir as oportunidades para área de inovação no agronegócio
- Força-tarefa da Prefeitura de Foz faz limpeza nas margens do Rio M’Boicy
“A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, afirma o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada, inspetor Josnei Fagundes.
O tema deste ano, segundo ele, chama a sociedade para pensar nas atitudes que proporcionam um trânsito seguro. “Nesses 10 anos de campanhas, muitas foram as mensagens, mas o que elas têm em comum é lembrar sempre que a segurança no trânsito é um grande problema social, mas a solução está em cada um de nós. Neste ano, o verbo ‘escolher’ é o foco principal”, destacou.
Números
Apesar de o número de vítimas fatais em acidentes ter reduzido em 70% nos últimos anos (95 óbitos em 2012 para 28 em 2021), o número de acidentes continua alto. Em 2018 foram registrados 3.320 sinistros em Foz do Iguaçu; em 2019 foram 3.558 e em 2022 o número chegou a 3.542 acidentes, 721 deles com vítimas e 31 mortes.
A queda no registro de acidentes ocorreu entre 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19 e a menor circulação de pessoas nas ruas.
Os dados foram organizados pelo Foztrans (Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu), conforme os balanços da Polícia Militar, DETRAN e Corpo de Bombeiros.
Eles também apontam que os homens jovens e adultos – na faixa etária de 18 a 29 anos e de 30 a 40 anos – são as principais vítimas de acidentes, contabilizando 63% dos casos, enquanto as mulheres representam 36%.
Os acidentes mais comuns envolvem automóveis (3.078), motocicletas (901), e caminhões (226) e os principais fatores de risco para os acidentes são: velocidade acima do limite permitido, embriaguez ao volante, invisibilidade e uso de drogas.
As avenidas Paraná, JK e República Argentina seguem com os maiores registros de acidentes em 2022. Em seguida estão a Avenida Costa e Silva, Cataratas e Felipe Wandscheer.