O Superintendente de Governança da Casa Civil do Governo do Estado, Phelipe Mansur, vai assinar no próximo dia 19 de dezembro, a ficha de filiação ao Republicanos, antigo PRB. Durante a solenidade, programada às 19h no Hotel Recanto Cataratas, ele deverá anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu, no pleito de outubro de 2020.
Mansur já concorreu duas vezes a prefeito de Foz do Iguaçu, ambas pelo Rede. Em 2016 o pleito foi anulado. Na eleição suplementar de abril de 2017, Mansur conquistou 30,8% dos 140 mil votos válidos, lembra Ronildo Pimentel, no GDia. Em 2018, Mansur foi candidato a deputado estadual pelo PSDB.
De acordo com o presidente do Republicanos de Foz do Iguaçu, Elias Mattos, Mansur foi convidado pelo presidente estadual, Valdemar Bernardo Jorge, que é Secretário Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes. “Desta relação que o nosso partido tem com o governo Ratinho Junior, surgiu o convite”, contou Mattos.
“Ocorreram algumas conversas na Casa Civil, para que chegássemos a este acordo, já que o Phelipe teria estas intenções de sair novamente a prefeito de Foz do Iguaçu”, ressaltou o presidente municipal do Republicanos. “Chegamos a delinear de forma confortável para fazer este convite”, afirmou.
“Mas estamos bem tranquilos, vamos fazer da melhor forma possível e levar em frente esta pré-candidatura a partir do dia 19 de dezembro”, ressaltou Mattos. De acordo com ele, para o ato de filiação já tem confirmadas as presenças de deputados e do presidente estadual do Republicanos.
O Republicanos conta atualmente com uma cadeira na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, ocupada por Jeferson Brayner. “Nossa chapa de pré-candidatos está bem adiantada e pretendemos fazer de dois a três vereadores”, completou Elias Mattos.
Pré-candidatura com planejamento
Ao GDia, Mansur informou que a pré-candidatura é algo planejado, pensando o futuro da cidade. “Estou me colocando como opção do grupo político para que possa criar um planejamento que Foz do Iguaçu nunca teve”, disse ele, que informou estar há cinco anos estudando os problemas do município.
O lançamento da pré-candidatura vai possibilitar debater estas propostas durante a campanha. “Foz pode ser mais do que é hoje”, disse. Em relação ao governador Ratinho Junior, ele disse que é muito cedo para falar de qualquer tipo de apoio ou coligação.
“Existem diversas conversas e, por enquanto, é um pré-lançamento, é uma fase embrionária”. Mansur disse ainda que o presidente estadual do Republicanos vem participando deste planejamento. “Em função disto, ele fez a proposta para a gente ser candidato”, completou.