Mesquita de Foz fecha o ano de 2025 com 71 mil visitantes

Templo religioso teve um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2024, com 63 mil pessoas

26f6fbce e86a 44e1 a5e4 ade007a31060

Um dos principais atrativos do turismo religioso no Paraná e considera a segunda maior mesquita da América Latina, com um vão livre em cúpula de concreto armado notável e que chama a atenção dos visitantes, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab foi construída pela comunidade árabe-muçulmana e inaugurada em 1983. A arquitetura é inspirada na Mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém. Possui uma grande cúpula e dois minaretes de 31 metros, orientada para Meca, cidade da Arábia Saudita, considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos.

Balanço
Com 63 mil pessoas em 2024, o templo religioso fechou o ano com um aumento de 12.7% no número visitantes, em sua maioria do Brasil, Chile e Argentina, em ordem descrente. Encerrou 2025 com a marca de 71 mil pessoas contemplando o atrativo religioso e cultural que fica no coração do Bairro Árabe, que além da religião, engloba cultura e comércio. Ao redor, há lojas e restaurantes com produtos característicos, sendo um ponto de encontro cultural. O templo possui também uma loja própria com gastronomia, artigos árabes e arte islâmica.

Leia também

Imersão Cultural e religiosa
A visita guiada é inédita no Brasil e oferece aprendizado sobre o Islã, o Alcorão (disponível em português e espanhol) e a vida muçulmana, com guias locais e uma equipe especializada. Uma experiência de reflexão e conhecimento. Um reflexo da diversidade de Foz, um ponto de conexão entre fé, história e beleza arquitetônica.

O templo islâmico tem capacidade para até 800 pessoas e sua arquitetura é de base octogonal e cercada por arcos. Por dentro, possui detalhes arabescos e adornos religiosos nas paredes, característicos da arquitetura islâmica, famosa mundialmente por sua riqueza, o que faz do interior da mesquita, uma imersão a mais no rico universo do mundo árabe islâmico.

Dicas para a sua visita
Vista-se com respeito (roupas que cubram ombros e joelhos; véus são fornecidos no local). Explore a lojinha com produtos árabes e doces e desfruta da imersão. Aproveite para conhecer o bairro Jardim Central, com grande concentração de muçulmanos, lojas e restaurantes típicos.

Site Oficial: onde você pode comprar ingressos e encontrar informações sobre horários.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz