diariodefoz-logo-cabec wh

Ministro Edson Fachin participa de Simpósio sobre Ética Pública em Foz

No evento, Itaipu Binacional e a Comissão de Ética Pública (CEP) assinam protocolo de intenções para colaboração mútua das duas entidades
WhatsApp
Facebook
Ministro Edson Fachin participa de Simpósio sobre Ética Pública em Foz
Foto: Reprodução TSE

A Itaipu Binacional e a Comissão de Ética Pública (CEP) assinam um protocolo de intenções para colaboração mútua das duas entidades durante o “Simpósio sobre Ética Pública”, que acontece das 9h às 12h desta sexta-feira (26), no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento terá a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin.

Também participam da solenidade o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri; o presidente da Comissão de Ética, Manoel Caetano Ferreira Filho; o diretor jurídico de Itaipu, Luiz Fernando Delazari; a conselheira da Comissão de Ética, Kenarik Boujikian; e a professora da Universidade Federal do Paraná, Vera Karam.

Leia também

A programação tem início às 9h, com a abertura solene e a assinatura do protocolo de intenções entre a Itaipu Binacional e a Comissão de Ética Pública, seguida pela palestra “Democracia, Ética e Direitos Fundamentais no Brasil”, às 10h e, em seguida, pelo painel “Ética Publica e a condição da mulher na sociedade”, às 11h.

Comissão de Ética Pública

A Comissão de Ética Pública (CEP) foi criada pelo Decreto de 26 de maio de 1999 e atua como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública.

É responsável por administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal (CCAAF) e sanar dúvidas acerca da interpretação tanto das normas do CCAAF quanto do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Ministro Edson Fachin participa de Simpósio sobre Ética Pública em Foz
Foto: Reprodução TSE

Além disso, a CEP ainda manifesta-se em consultas sobre a existência de conflito de interesses e apura, mediante denúncia, ou de ofício, condutas em desacordo com as normas previstas no CCAAF.

A comissão também é responsável pela coordenação, avaliação e supervisão do Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Público Federal.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *