MP contempla pautas antigas do setor turístico de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
(Foto: Sindihotéis)

Neuso Rafain: “Existem mais pedidos da categoria, mas grande parte foi atendido”

O presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta quarta-feira (27), a Medida Provisória 907/2019 que acaba com a cobrança do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) de quartos de meios de hospedagem e transforma a Embratur em uma Agência de Promoção do Turismo.

A MP do Turismo também reduz impostos para empresas aéreas e para remessa e despesas com dólares, anotou Ronildo Pimentel no GDia.

As mudanças encaminhadas por Bolsonaro, contemplam pautas antigas do trade turístico de Foz do Iguaçu, que há anos busca melhorar a legislação do setor. O fim das taxas cobradas do Ecad vai refletir positivamente no segmento de hospedagens – hotéis, pousadas, hostals, motéis…

“No caso do Ecad, as medidas resolvem em parte uma reivindicação muito antiga da categoria, que sofre muito com estas cobranças”. A afirmação é de Neuso Rafain, presidente do Sindicato de Hotéis de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) e 1º secretário da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

“A Federação teve um papel muito importante na elaboração desta MP. Estamos trabalhando nisto há anos”, disse. As articulações tiveram início no governo passado. Com o novo governo o setor encontrou no ministro do Turismo, “uma parceria maior”, que permitiu a elaboração da MP.

“Claro, existem mais pedidos feitos pela categoria, mas que grande parte já foi atendido”, ressaltou Neuso. De acordo com ele, o ato representa um grande avanço. “As medidas facilitam a organização do turismo. No caso da Embratur, facilita o apoio na captação de mais turistas para o Brasil e na promoção do turismo do Brasil no exterior”, afirmou.

Carlos Silva: “Medida atende demanda que também é do turismo de Foz”

Benéfica
A transformação em Agência será muito benéfica para o Turismo de todo país, especialmente pelo momento das aberturas feitas para turistas dos Estados Unidos, China, e outros países asiáticos, Índia. “Essa medida atende a uma demanda que também é do turismo de Foz do Iguaçu”, afirma Carlos Silva, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A nova Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo poderá firmar convênios e captar recursos de forma mais ágil e menos burocrática. “Nossa expectativa é que com essa formatação, a Embratur possa destinar mais recursos para o desenvolvimento e a divulgação nacional e internacional de nossos destinos turísticos”, completou Carlos Silva.

Fábio Aguayo: “A MP veio para fortalecer o que o turismo representa”

Revolucionar
“A MP veio para revolucionar o nosso setor”, disse Fábio Aguayo, diretor nacional da CNTur e presidente da Abrabar. “Valoriza o capital estrangeiro e interno e principalmente valoriza as empresas do setor, que estão batalhando há vários anos”, ressaltou.

A questão do Ecad, lembrou Aguayo, é uma luta antiga do setor. “No lugar de ajudar os músicos, o Ecad atrapalha o empresário que divulga os músicos. Eles tinham que ser uma parceria. “A MP veio para fortalecer o que o turismo representa estrategicamente e economicamente ao Brasil, Paraná e municípios com vocação turística”, completou.

**(( BOX ))**

8ª Reunião Ordinária do Comtur

O Conselho Municipal de Turismo realiza nesta quinta-feira, 28, a sua oitava reunião ordinária do ano. O encontro iniciará às 17 horas, na sala de reuniões do Comtur.

Diretoria e membros das entidades que compõem o Conselho de Turismo irão assistir à apresentação do relatório da 3ª Conferência Municipal do Turismo, realizada no dia 28 de setembro.

Em seguida, o secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, divulgará o Calendário de Feiras e Eventos 2020.

Logo depois, a coordenadora-geral do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, explanará sobre o cronograma de atividades do Sistema de Inventário do Observatório de Turismo.

Fotos: Marcos Labanca/Divulgação

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *