Músicos de vários estilos se concentraram a partir das 11h desta terça-feira (1º de setembro) em frente à Prefeitura de Curitiba. O ato, que conta com apoio de empresários de bares e restaurantes, ocorre após cinco meses distante dos palcos e negativas de liberação para retorno seguro da atividade.
A manifestação, respeitando as normas de segurança sanitária, inclui abraço simbólico e canto do Hino Nacional e leitura de uma Carta Aberta.
A intenção é sensibilizar a gestão municipal da saúde para “terem o direito do retorno ao trabalho”, dizem os organizadores, os músicos Waldir Rangel (vocalista do grupo Contradição) e Marcelo Viana (Banda Além dos Sentidos) e outros profissionais.
Eles questionam a não liberação do trabalho do músico, por parte da prefeitura, que autorizou várias atividades. A categoria está passando “sérias dificuldades financeiras”, afirmam.
A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) tem apoiado a mobilização, bem como a volta dos eventos em Curitiba. “Todo nosso setor, de gastronomia e entretenimento, tem enfrentado grandes dificuldades. Nós só queremos trabalhar”, disse o presidente Fábio Aguayo.