O trânsito de veículos e caminhões pelo Viaduto Lyrio Bertoli, no entroncamento da BR-277 com a Avenida Costa e Silva, deve ser liberado nesta sexta-feira (6).
O elevado, no acesso principal de Foz do Iguaçu, será antes vistoriado por técnicos, antes de ser recebida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
A estrutura, projetada para eliminar o gargalo do trânsito na região, já está com sistema de iluminação de led como mostra a foto de Roger Meireles do GDia.
A solenidade de inauguração, prevista esta sexta-feira (6), precisou ser transferida devido as dificuldades de agendas do governador Ratinho Junior e do prefeito Chico Brasileiro.
A abertura antecipada para o trânsito de veículos é resultado da articulação política do deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa.
As obras, com investimento de R$ 18,3 milhões do Governo do Estado, foram concluídas mais de três meses antes do prazo previsto no edital.
O viaduto, que leva o nome de Lyrio Bertoli, homenagem ao ex-deputado e pioneiro do Oeste, foi projetado para eliminar o gargalo no trânsito em direção tanto a fronteiras do Paraguai como da Argentina e centro de Foz do Iguaçu.
A estrutura vai aumentar a capacidade do fluxo local em cinco vezes. A projeção é atender a demanda de tráfego nos próximos 30 anos.
Procedimento
Com os desvios necessários para a obra, implantados em abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficou responsável pelo trecho federal, que é a BR-277.
As vias marginais – ruas Olímpio Rafagnin e Sérgio Gaspareto -, por onde seguiu todo o fluxo, passou a ser cuidado pelo Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans), com apoio da Guarda Municipal.