diariodefoz-logo-cabec wh

Os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil

WhatsApp
Facebook
Os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil
Foto: Arquivo

O dia 24 de fevereiro entrou para a história em 1932, quando o direito ao voto feminino foi reconhecido oficialmente no Brasil. A data é um marco histórico na luta das mulheres pela igualdade de gênero.

A partir daquele dia, elas garantiram o direito de participar ativamente na escolha dos representantes políticos através do voto.

O voto feminino foi oficializado pelo Decreto nº 21.076, emitido pelo então Presidente Getúlio Vargas. A data, que desde então passou a simbolizar o reconhecimento do voto feminino pelo Código Eleitoral, completa 92 anos de existência.

Desde então, as mulheres brasileiras conquistaram não apenas o direito de votar, mas também de serem votadas. Esse avanço rumo à igualdade de gênero tem inspirado cada vez mais mulheres a se engajarem ativamente na vida política do país.

A implementação do Código Eleitoral em 1932 também marcou a criação da Justiça Eleitoral. Em maio de 1933, foi eleita a Assembleia Constituinte, incumbida de aprovar uma nova Constituição.

Leia também

Essa Constituição incorporou o sufrágio feminino, estabelecendo que as mulheres maiores de 18 anos, alfabetizadas e sem restrição ao estado civil, seriam elegíveis, com o voto sendo obrigatório apenas para as servidoras públicas.

Embora o voto feminino tenha sido oficialmente instituído pelo Código de 1932, um momento precursor ocorreu em 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró (RN), quando o nome de Celina Guimarães Vianna foi incluído na lista de eleitores do Rio Grande do Norte.

Os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil
Foto: Arquivo

Celina tornou-se assim a primeira eleitora do país e da América Latina, ao se alistar com 29 anos de idade.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *