Parque das Aves realiza ação para celebrar o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus

Evento visa esclarecer a importância ecológica dos urubus e desfazer mitos negativos associados a essas aves vitais para a biodiversidade
WhatsApp
Facebook

O Parque das Aves vai celebrar o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus, celebrado no primeiro sábado de setembro, com uma exposição educativa, programada para acontecer no dia 7 de setembro, das 9h às 16h, em frente ao recinto do urubu-rei. O evento busca chamar a atenção e sensibilizar os visitantes que passam pelas trilhas de visitação do atrativo para as diversas ameaças que os urubus enfrentam.

“Ao entender a função ecológica dos urubus, podemos apreciar melhor essas aves e reconhecer a necessidade urgente de protegê-las. Esses animais desempenham um papel importante na prevenção de doenças e na manutenção da limpeza do ambiente natural. Nosso objetivo com esse evento é desmistificar os preconceitos que cercam essas aves e destacar a importância de sua conservação,” comenta Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação da área de Educação para Conservação do Parque das Aves.

A importância ecológica dos urubus
Os urubus têm um papel fundamental na manutenção da saúde dos ecossistemas. Responsáveis por eliminar 95% das carcaças na natureza, essas aves ajudam a controlar a propagação de doenças ao decompor restos orgânicos que poderiam contaminar o solo e lençóis freáticos. Em áreas onde não existem urubus, as carcaças podem levar até quatro vezes mais tempo para se decompor, o que aumenta significativamente o risco de doenças tanto para a fauna silvestre quanto para os seres humanos.

“Em nossa exposição, no dia 7 de setembro, os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as diversas espécies de urubus encontradas no Brasil, como o urubu-rei, o urubu-de-cabeça-preta e o urubu-de-cabeça-vermelha. Cada uma dessas espécies possui adaptações fascinantes e únicas que as tornam altamente eficientes na limpeza do meio ambiente”, conclui Gabriela.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *