Proposta de promover a Tríplice Fronteira como destino turístico único ganha força

WhatsApp
Facebook
Secretários e diretores de turismo das cinco cidades da fronteira trinacional durante reunião em Ciudad del Este (Foto: Divulgação/PMFI)

Os representantes do setor de turismo aproveitaram os últimos dias de 2023 para colocar em prática um plano ousado – tornar a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina em um destino único. A intenção é promover conjuntamente uma série de ações de divulgação e promoção dos principais atrativos da região, como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Marco das 3 Fronteiras, turismo de compras e a gastronomia típica da região.

A Tríplice Fronteira, relata o GDia, abriga uma população estimada em aproximadamente um milhão de habitantes em Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandárias (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). A região, na avaliação do prefeito Chico Brasileiro, já é um grande laboratório de integração econômica, social e cultural, que serve de modelo para o Mercosul, bloco formado pelas principais economias da América do Sul.

“Temos aqui uma referência em união de povos que vem sendo desenvolvida ao longo das últimas décadas a partir da navegação dos rios Iguaçu e Paraná e principalmente das pontes unindo as cidades”, disse Chico Brasileiro. Que completou: “Foz do Iguaçu abriga representantes de mais de 80 diferentes nacionalidades, que vivem em harmonia com os vizinhos do Paraguai e da Argentina. Logo, já somos um destino único”.

Projeção

Fechamos o ano planejando ações conjuntas a serem feitas pelas cinco cidades turísticas da região trinacional, disse o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, sobre a intenção de unificar as ações turísticas entre os países. O encontro ao qual se referida, ocorreu em Ciudad del Este no dia 28 de dezembro de 2023.

Leia também

“Nossa região, formada por três países, é um destino único no mundo, com uma geografia que reúne uma das Sete Maravilhas da Natureza e uma oferta interessante que se alia a uma ligação intercultural de três nacionalidades irmãs”, ressaltou. A reunião destacou a importância do turismo local para continuar a criar caminhos que desenvolvam uma maior conectividade entre a oferta e os mercados potenciais que crescem dia a dia.

“A integração como pilar de crescimento da atividade turística regional é estrutura essencial para o desenvolvimento e promoção do mote: #1destino3paises”, adiantou o secretário de turismo de Foz do Iguaçu. Que completou: “Somar esforços para potencializar a divulgação das atratividades que temos era o óbvio que agora em 2024  passará a ser realidade”.

Planejamento

A partir do encontro ficou definida a formação de um grupo de trabalho intermunicipal com representantes de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina), Presidente Franco, Hernandárias e Ciudad del Este (Paraguai). A iniciativa, em Ciudad del Este, será coordenada pela autarquia local, através da diretora de Turismo e História, Liliana Flores.

De acordo com ela, todos concordaram que em 2024 serão desenvolvidos esforços para fortalecer a sinergia na gestão pública do turismo na região trinacional. A intenção é construir estratégias de trabalho conjuntas, especialmente nas áreas de planejamento, promoção turística e políticas públicas que beneficiem o setor turístico da região. Argentina, Brasil e Paraguai são três países que unem um destino turístico único no mundo, completou Liliana Flores.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *