Nova direção O Blog do Tupan destaca que, desde o dia 14 de dezembro, o PT está com novo presidente: no Paraná. É o deputado estadual Arílson Chiorato que assumiu no lugar de Dr. Rosinha, que deve disputar uma das 38 vagas da Câmara de Curitiba, na eleição do próximo ano.
Direção II Chiorato é ligado ao deputado federal Ênio Verri, de Maringá, que assume um rabo de foguete como líder do partido no Congresso Nacional, em um momento que o principal nome do partido, o ex-presidente Lula, vem sofrendo derrotas sucessivas nos tribunais, acusado de corrupção.
Vai vetar O presidente Jair Bolsonaro (sem partido-RJ) deu todas as pistas que deve vetar o Fundão Eleitoral de R$ 2 bilhões aprovado na Câmara dos Deputados. A bancada do Paraná votou quase meio a meio a favor ou contra. Veja:
Sim Aroldo Martins (Republicanos), Gleisi Hoffmann (PT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulard (Republicanos), Ricardo Barros (PP), Sergio Souza (MDB), Vermelho (PSD), Zeca Dirceu (PT).
Não Contrários foram Aliel Machado (PSB), Christiane Yared (PL), Diego Garcia (Podemos), Felipe Francischini (PSL), Filipe Barros (PSL), Leandre (PV), Luiz Nishimori (PL), Paulo Martins (PSC), Pedro Lupion (DEM), Evandro Roman (PSD), Sargento Fahur (PSD), Rubens Bueno (Cidadania).
Voto impresso A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou hoje, por 33 votos a 5, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição que exige a impressão de cédulas em papel nas eleições plebiscitos e referendos no Brasil. A PEC, anota a jornalista Roseli Abrão, foi apresentada deputada Bia Kicis, do PSL do Distrito Federal.
Impresso II Segundo o projeto, que passa agora pela análise de uma comissão especial, as cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas de forma automática e sem contato manual, para fins de auditoria.
Torcida nos bares Pesquisa da Abrabar mostra centros gastronômicos, bares e restaurantes de Curitiba e Londrina que irão promover um atrativo a mais para os fãs do futebol sábado (21). A partir das 14h30 Flamengo e Liverpool se enfrentam no Catar pela final do mundial de clubes da Fifa. Não falarão telões e as tradicionais televisões, mas o detalhe pitoresco é que até transmissão em áudio haverá.
Ronildo Pimentel
Editor