Ratinho Junior anuncia índice de reajuste de servidores e vira alvo de críticas; Esta e mais na CabezaNEWS

WhatsApp
Facebook
Posse do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior - Curitiba, 01/01/2019 - Foto: Rodrigo Félix Leal

Reajuste e saraivada O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, na manhã de ontem (3), o percentual de 5,09% de reajuste que pretende conceder aos servidores públicos do Estado, que estão em greve desde terça-feira (25 de junho). Os valores, segundo o projeto enviado à Assembleia Legislativa, serão repassados de forma escalonada. A partir de outubro, os servidores irão ganhar 0,5% de aumento e a partir de janeiro de 2020, mais 1,5%.

Reajuste II Ainda segundo o projeto, em janeiro de 2021 será concedido mais 1,5%, condicionado a aumento de 6,5% da receita do Governo do Estado. O restante do reajuste será cocedido em janeiro de 2022, na condição de aumento real de 7% da receita do Governo.

Saraivada II As primeiras reações contra a proposta participaram de deputados que fazem oposição ao governo na Assembleia Legislativa. Soldado Fruet fez chacota dizendo que não sabia se “ria” ou “chorava” informando que os soldados da Polícia Militar terão R$ 20,00 de reajuste.

Saraivada III Os sindicatos que representam as categorias de servidores reagiram com veemência ao percentual proposto e a forma de repasse. De acordo com a APP-Sindicato, a pauta é a reposição de 17% da data-base, que está congelada há mais de quatro anos. Como resposta os servidores prometem aumentar a agenda de greve em protesto contra o governo.

Apaes Ratinho Junior assinou terça (2), a renovação do convênio com 400 Apaes e outras entidades de Educação Especial que atuam no Paraná. Pelo termo aditivo do contrato, que venceria em agosto e foi renovado até janeiro de 2021, o governo repassará R$ 392,5 milhões para despesas de custeio, pagamento de professores e funcionários e para a alimentação dos cerca de 40 mil alunos dessas instituições.

Será? A modernização do ambiente de negócios prevista na chamada medida provisória da Liberdade Econômica, em tramitação no Congresso, tem potencial para aumentar o PIB per capita brasileiro em 0,4% a 0,7% por ano e gerar 3,7 milhões de empregos nos próximos 10 a 15 anos. A estimativa foi feita em estudo da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, obtido pelo Estadão/Broadcast.

Tucanos 2020 Adianta o Blog do Tupan que o presidente do PSDB-PR, deputado Paulo Litro, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSDB), conversaram em Brasília, com os senadores Alvaro Dias (Pode), Oriovisto Guimarães (Pode) e Flávio Arns (Rede) sobre propostas e projetos para o Estado. Na pauta os planos para as eleições do ano que vem.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *