O candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva (Federação PSDB, Cidadania MDB) parabenizou os profissionais da educação pública do município pelo resultado obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2023), divulgado na última quarta-feira (14).
Foz do Iguaçu atingiu 7,4 pontos, a melhor avaliação na série histórica do Ministério da Educação, iniciada em 2005. A nota obtida refere-se à avaliação realizada com alunos dos 5º anos das 50 escolas da Rede Municipal.
“O Paraná tem a melhor educação do Brasil no ranking geral e Foz conquistou a melhor nota desde o início da série história. Esse resultado é o reflexo do comprometimento e da qualidade da educação nas escolas municipais. Este feito é motivo de celebração e orgulho para toda a comunidade”, disse o candidato.
Sâmis também parabenizou a comunidade escolar, alunos e demais profissionais da educação envolvidos no processo. “A dedicação e o esforço coletivo são evidentes e merecem o nosso reconhecimento. Cada um desempenhou um papel fundamental no alcance desta conquista”, afirmou.
Plano de Governo
Continuar nesta trajetória de sucesso, segundo o candidato, é o caminho para garantir um futuro promissor a todos os estudantes. Por isso, o Plano de Governo da Federação PSDB, Cidadania e MDB traz propostas inovadoras para a educação.
Leia também
Uma delas é a reimplantação do Programa Multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos para atender alunos e apoiar suas necessidades emocionais, sociais e educacionais.
Outra proposta essencial para o bem-estar e a saúde mental dos profissionais da educação é a criação de uma equipe permanente de Saúde Ocupacional, que será responsável por realizar avaliações periódicas regulares com todos os profissionais da rede.
Para assegurar o aprimoramento das práticas pedagógicas, as capacitações e formações com professores serão constantes.
Sustentabilidade
Com foco na sustentabilidade e o objetivo de reduzir custos de até 95% na conta de luz, serão instalados sistemas de energia solar com placas fotovoltaicas em todas as unidades escolares. “A economia proporcionada por essa tecnologia é suficiente não só para pagar sua aquisição e instalação, mas também para gerar rentabilidade por muito tempo, já que sua vida útil é de mais de 20 anos”, comentou Samis.
Centro de Atendimento
Outra proposta é criar um Centro de Atendimento Especializado para Autismo, que contará com uma equipe multidisciplinar dedicada a atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a orientar suas famílias, garantindo uma abordagem inclusiva e personalizada.
“Promover uma formação de excelência que prepare os cidadãos para o futuro, envolvendo ativamente a comunidade, os professores, os alunos e o poder público, assegurando equidade e inovação em todos os aspectos é o nosso compromisso”.
Siga Samis da Silva nas redes sociais
https://www.instagram.com/samisfoz
https://www.facebook.com/samisfoz