Sanepar participa de Roda de Conversa sobre reurbanização da Ocupação Bubas

Companhia participa do projeto com obras de regularização da infraestrutura de água e implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto

reuniao bubas
Foto: Planejamento das obras foram tema de conversa com a comunidade/ Divulgação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou, na noite de sexta-feira (19), de uma roda de conversa promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu na Ocupação Bubas, considerada a maior ocupação urbana do Paraná. O objetivo foi dialogar com a comunidade sobre os investimentos do Município e do Governo do Estado, totalizando R$ 32 milhões em saneamento, saúde, cultura e urbanização.

A Sanepar tem um papel central no processo de urbanização, com a ampliação da rede de água e esgoto na região. Os recursos da Companhia, de R$ 3,9 milhões, foram utilizados para a aquisição de todo o material necessário para a instalação de 15 quilômetros de tubulações, o suficiente para que os 1.350 imóveis da ocupação sejam corretamente ligados às redes de água e esgoto do município.

O montante aportado pela Sanepar contempla ainda a instalação de uma unidade de bombeamento de esgoto. A estrutura vai auxiliar o transporte dos resíduos das residências, que estão em uma área mais baixa da cidade, até a estação de tratamento mais próxima, localizada em uma região mais elevada.

“Nosso compromisso é levar saneamento básico de qualidade a todas as famílias. Aqui no Bubas, estamos unindo esforços com a Prefeitura para que a urbanização venha acompanhada de infraestrutura essencial, garantindo saúde, dignidade e sustentabilidade”, destacou Poliana Varlett, gerente Regional da Companhia.

Leia também

Conselho Estadual da Juventude do Paraná é oficializado: saiba o que muda

PARTICIPAÇÃO

Centenas de moradores participaram do encontro, que abriu espaço para perguntas e respostas sobre as obras e intervenções que serão feitas na comunidade. A líder comunitária Maria Batista, ressaltou a importância das obras de saneamento. “A participação da Sanepar e o serviço que a empresa vem fazendo é muito importante. Aliás, o pessoal vai ter esgoto, vai ter água de qualidade. Então, sim, o projeto da Sanepar é ótimo” diz.

Maria também comenta sobre o trabalho que a empresa já vem desenvolvendo. “Mesmo sem a regularização, a Sanepar vem fazendo um trabalho perfeito aqui na nossa comunidade”. Desde 2014, quando iniciou a ocupação, a Sanepar fornece água tratada aos moradores, ainda que de modo precário, por meio de torneiras comunitárias. Agora, com a regularização urbana, os moradores terão acesso à infraestrutura definitiva de água potável e ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.

O prefeito General Silva e Luna reforçou a dimensão do pacote de obras e o fim de uma espera de 14 anos. “Estamos passando a viver um tempo de dignidade. Além das obras de urbanização, estamos garantindo a regularização fundiária, para que cada morador seja dono de sua casa. Isso só é possível com a parceria do governador Ratinho Junior”, afirmou.

Além da infraestrutura de água e esgoto, o investimento na comunidade contempla a construção de uma Unidade Básica de Saúde Porte IV, com capacidade para quatro equipes de Saúde da Família, e o CEU da Cultura, que reunirá biblioteca, estúdio de gravação e espaços para esporte e lazer. A maior fatia dos recursos será aplicada em pavimentação, drenagem, calçadas, arborização e saneamento.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz