diariodefoz-logo-cabec wh

“Perimetral Sergio Lobato Machado”: lei que dá nome à via é sancionada pelo presidente Lula

O novo nome da rodovia de 15 quilômetros homenageia o empresário Sérgio Lobato Machado, que foi um dos articuladores da construção da segunda ponte
WhatsApp
Facebook
Foto: DER-PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem veto, a Lei 14.918, de 2024, que dá o nome de “Perimetral Sérgio Lobato Machado” ao trecho que liga a BR-277, em Foz do Iguaçu, à nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai.

O novo nome da rodovia de 15 quilômetros homenageia o empresário Sérgio Lobato Machado, que foi um dos articuladores da construção da segunda ponte que liga Foz do Iguaçu à Presidente Franco, no Paraguai. Essa lei foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8).

A nova norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 1.675/2022, proposto pelo deputado federal Vermelho (PL), que havia acatado a sugestão feita por vereadores de Foz do Iguaçu. No Senado, o projeto foi relatado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) na Comissão de Infraestrutura (CI), onde foi aprovado em decisão terminativa.

Ela afirma em seu parecer que Sérgio Lobato Machado se mudou para Foz do Iguaçu na década de 1950, onde “trabalhou para trazer mais desenvolvimento e turismo”.

Leia também

Segundo o deputado Vermelho, Sergio Lobato Machado era empresário dos setores turístico, hoteleiro e imobiliário. Foi presidente do comitê que buscou viabilizar a construção da segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai, que segundo ele, seria uma solução para desafogar o intenso fluxo de caminhões que ocorre na Ponte da Amizade. Sergio Lobato faleceu em 2021, vítima de Covid-19.

O filho, Cássio Lobato, disse que a família se sente orgulhosa e honrada pela justa lembrança, pela indicação do nome do pai para a perimetral. “Durante muitos anos, o trabalho não foi apenas pela segunda ponte Brasil-Paraguai, já vinha em um projeto macro, que estabelecia a ponte Brasil-Argentina, que o meu pai também liderou esse movimento, foi realizado e, na sequência, vinha a segunda ponte e também a perimetral, justamente para retirar os caminhões do centro da cidade. Fica também o nosso agradecimento ao deputado Vermelho pela indicação”, disse ele.

Agência Senado

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *