A polícia do Paraguai informou nesta terça-feira (05) que encontrou dinamite em gel no túnel usado por criminosos para roubar a sede dos cambistas de Ciudad del Este, que é ligada a Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade.
O explosivo, de aproximadamente 50 cm, estava no começo do túnel de um salão comercial localizado na Galeria Aurora, na rua Camilo Recalde, centro de Ciudad del Este.
O roubo aconteceu há um mês. A sede da Associação dos Cambistas tem um total de 300 cofres, dos quais 142 estavam ocupados. Os compartimentos foram abertos à força e esvaziados. Até agora não há um valor exato do que foi roubado.
Leia também
Durante a descoberta, agentes da Polícia Nacional encontraram explosivos dentro do túnel. A ANDE – empresa de energia elétrica, informou que foi detectada sabotagem profissional no sistema elétrico da área. Segundo a instituição, a quadrilha de ladrões provocou os cortes de energia para desativar a reação de alarmes e câmeras de segurança.

Numa operação conjunta, agentes do Departamento Antinarcóticos, Crime Organizado e Investigação Criminal prenderam no dia 15 de fevereiro, o brasileiro Fabio Doraldo de Moraes Schultz, 42 anos, conhecido como “Gordinho”. Ele é acusado de ser o líder da quadrilha que cavou um túnel para esvaziar o cofre da Associação de Cambistas de Ciudad del Este.
A prisão aconteceu em uma casa rural, em Capitão Bado, Departamento de Amambay. Gordinho” era procurado pela justiça paraguaia por suposta participação no assalto à Associação dos Cambistas.
O grupo cavou um túnel de mais de 180 metros para chegar ao cofre e roubar uma quantia milionária em reais, dólares e guaranis, algo equivalente a R$ 80 milhões.
Com informações de Rádio Cultura